quinta-feira, 2 de junho de 2011

Proposta final: Infografia - produto final

Como proposta final, tivemos que criar uma infografia de tema livre utilizando os conhecimentos adquiridos durante todo o semestre. Optamos pelo tema "festivais de verão" porque achamos interessante para o público da nossa idade e também porque gostamos de música. Decidimos recorrer aos 5 festivais de verão mais conhecidos em Portugal e disponibilizar, para cada um deles, as informações mais importantes. Como podemos ver na infografia, disponibilizamos o mapa do país onde estão distribuídas guitarras que simbolizam cada um dos festivais. Com este sistema de simbologia criado por nós é fácil para o leitor compreender a informação disponibilizada. Disponibilizamos também a fonte para dar credibilidade à infografia e também para que o leitor possa consultar o site caso pretenda mais informação. Missão cumprida.

Infografia 1


Como, ao acabar a infografia, nos sobrou tempo livre e, acima de tudo, muita vontade de fazer mais qualquer coisa, decidimos fazer uma infografia "extra" para complementar o nosso trabalho. Desta vez optamos por um tema completamente diferente: A Teoria das Cordas - uma teoria da física e da astronomia que pretende ser uma explicação de todas as forças do universo. Para recolher a informação necessária, assistimos ao documentário desenvolvido pela BBC com o nome "Universo Elegante" e que se divide em 3 partes: "O sonho de Einestein", "Cordas... a Resposta!" e "Bem vindo a 11 Dimensão" num total de três horas de documentário e seleccionamos as informações mais importantes traduzindo-as em linguagem que pudesse ser facilmente percebida por qualquer pessoa mesmo não tendo conhecimentos básicos nestas áreas específicas. Decidimos então colocar na nossa infografia principalmente as novidades que esta teoria traz face a outras.
O interesse do tema vem da minha paixão por estas matérias. Como estive no curso de ciências e tecnologias no secundário, desenvolvi uma paixão enorme pela Física, Química, Astronomia e Matemática e uma curiosidade especial para a investigação da Cosmologia. A teoria das cordas não é apenas um sonho de Einestein mas é também um sonho meu e por isso foi gratificante fazer este trabalho. Também é um tema de interesse geral uma vez que tenta explicar os acontecimentos do universo em que todos vivemos. 
Na infografia decidimos usar cores e elementos associados ao tema como buracos negros, cordas, estrelas, supernovas, etc.. de modo a que o espectador perceba imediatamente o tema mesmo antes de ler as informações. Decidimos criar esquemas com pequenos textos explicativos. Foi este o resultado:


Infografia 2 (clicar na imagem para ver no tamanho original)

Proposta final: Infografia

Exemplos de infografias que inpiraram o nosso projecto:















Proposta nº 3: PRODUTO FINAL

Este foi o resultado final da proposta de trabalho nº3 que consistia em alterar o significado de 3 imagens fazendo alterações nas cores.

Neste primeira imagem decidimos transformar as típicas princesinhas disney em "princesas fantasma" ou pelo menos dar-lhes uma ar menos bonzinho. Para isso, substituímos as cores vivas e alegres como o rosa, amarelo, vermelho e azul, por tons mais escuros e sombrios como cinzento, roxo e verde escuro. Penso que o desafio foi conseguido e, apesar do ar feliz que continuam a ter pelas suas expressões, percebe-se que são umas princesas diferentes, algo fantasmagóricas:

imagem original


imagem editada


Na segunda imagem decidimos alterar a boneca Emília do "Sítio do Pica-pau Amarelo". A bonequinha de trapos, sempre tão alegre e sorridente, caracteriza-se pelas roupas e cabelo amarelos, laranja, vermelho e verde. Decidimos transforma-la numa boneca diferente. Mais punk, mais emo, mais séc XXI. E o resultado foi este:


imagem original


 imagem editada


Na terceira imagem, decidimos alterar a imagem de uma campanha da Dior. A fotografia transmite uma ideia de maturidade e, ao mesmo tempo, sensualidade principalmente pelo vermelho forte predominante. Decidimos dar um toque mais juvenil à campanha e, de certa forma, alterar o seu público-alvo. Substituímos algumas cores mas a mudança mais notória e importante é a troca do vermelho pelo cor-de-rosa. Aqui está o resultado final:


imagem original

imagem editada

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Proposta de Trabalho nº 3: Escolha das Imagens

As imagens que escolhemos para esta terceira proposta de trabalho foram as seguintes:



A cor : Recolha de imagens

Foi-nos pedido pela professora que recolhessemos imagens onde a cor tivesse uma importância especial.

Pensei logo em "Alice in the wonderland" do realizador Tim Burton pois acho que em todo o filme a cor desempenha um papel muito importante.



Depois pensei nas personagens da Disney. Em todos os filmes disney a cor está presente de uma forma muito especial. Basta dizer um nome de um filme ou de uma personagem que as pessoas associam imediatamente cores. Por exemplo, se falarmos em branca de neve, imediatamente lembramos as cores vermelho, amarelo e azul. Por isso, seleccionei algumas imagens que me pareceram adequadas.






Depois pensei imediatamente em situações do dia-a-dia onde a cor é imprescindível. Reuni então algumas imagens interessantes.





Pensei ainda em cores que associamos a marcas/empresas.








A cor: Disco cromático

O disco cromático foi desenvolvido pelo físico Isaac Newton e, apesar de não ser um instrumento científico é útil no estudo das cores.
Isaac Newton, colocou as 7 cores do arco-íris num circulo e constatou que, quando o fazia girar rapidamente, obtinha o branco teórico.


Cores primárias:
Vermelho, azul, amarelo

Cores secundárias:
Laranja (vermelho + amarelo), Violeta (azul + vermelho), Verde (azul + amarelo)

As cores complementares são as que se encontram opostas no disco cromático e a complementar de cada cor secundária é a primária que não entrou na sua formação.


O preto, o branco e o cinza não são considerados cores. O branco é a reflexão de todas as cores, o preto é a absorção de todas as cores e o cinza é a reflexão parcial.

A cor: Espectro electromagnético

A energia produzida pelas estrelas é emitida através de radiação electromagnética que percorre os espaço vazio. Para reconhecer a sua composição química, é necessário decompor essa luz, obtendo o seu espectro.

A luz visível não corresponde a um único tipo de radiação. A luz branca é policromática. Assim, as várias radiações que compõem a luz branca têm diferentes velocidades. Isto explica que, quando a luz branca atravessa um prisma ou uma gota de água, as várias radiações se desviem de modos diferentes ao passar de um meio para o outro. O resultado e a decomposição da luz branca que resulta no arco-íris. 



O espectro electromagnético inclui não só a luz visível, mas toda a gama de radiações electromagnéticas.
Da radiação visível, a luz vermelha é a menos energética e a luz violeta é a mais energética. 
A radiação electromagnética é formada por particulas chamadas fotões.

domingo, 17 de abril de 2011

Proposta de Trabalho nº 2: PRODUTO FINAL

Ser-me-ás suave à memória lembrando-te assim - à beira-rio, pagã triste e com flores no regaço.

Ricardo Reis


Nesta composição tentamos representar os elementos presentes no excerto. Assim, podemos identificar facilmente na nossa composição uma memória suave, com um olhar que expressa tristeza através da lágrima que acaba num rio que é, simbolicamente, o caminho da vida. Tal como um rio, a vida corre e passa. As flores que o sujeito poético diz que estão no regaço da amada, representamos no olho para dar a sensação de memória. Utilizamos vários tons de azul para o rio.



Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem,
Que traçam linhas de coisa em coisa,
Que põem letreiros nas árvores absolutamente reais,
E desenham paralelos de latitude e longitude
Sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do que isso!

Alberto Caeiro


Nesta composição quisemos transmitir o amor à natureza característico de Alberto Caeiro através da simplicidade e dos elementos: árvore e terra. Como o sujeito poético critica o facto de o ser humano pôr sempre tudo em ordem, nós fizemos o oposto com o excerto, colocando na ordem inversa daquilo que seria esperado. No entanto, como o ser humano e o próprio sujeito poético são contraditórios, nós representamos essa contradição ao representar a terra com "linhas" rectas.
Toda a composição é pura e simples como o autor. A própria árvore resultou de um traço instintivo que decidimos manter por termos ficado felizes com o resultado e acharmos que se identifica na perfeição com o excerto.




Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria.

Álvaro de Campos


Na composição de Álvaro de Campos, em contraste com a dos outros heterónimos, já não representamos calma e simplicidade mas sim excitação e fúria típicas do sujeito poético. As rodas e as engrenagens representam o amor às máquinas que é transmitido no excerto. Decidimos pôr todos os "R"s da composição a vermelho para realçar o som das máquinas (r-r-r-r-r-r-r) e a própria fúria do autor. Mesmo o tipo e o tamanho da letra reflecte este espasmo do autor


Tipografia - Pesquisa de imagens

Tipografia: "Arte de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de referir a gráfica que usa uma prensa de tipos móveis."