As imagens que escolhemos para esta terceira proposta de trabalho foram as seguintes:
segunda-feira, 18 de abril de 2011
A cor : Recolha de imagens
Foi-nos pedido pela professora que recolhessemos imagens onde a cor tivesse uma importância especial.
Pensei logo em "Alice in the wonderland" do realizador Tim Burton pois acho que em todo o filme a cor desempenha um papel muito importante.
Depois pensei nas personagens da Disney. Em todos os filmes disney a cor está presente de uma forma muito especial. Basta dizer um nome de um filme ou de uma personagem que as pessoas associam imediatamente cores. Por exemplo, se falarmos em branca de neve, imediatamente lembramos as cores vermelho, amarelo e azul. Por isso, seleccionei algumas imagens que me pareceram adequadas.
Pensei logo em "Alice in the wonderland" do realizador Tim Burton pois acho que em todo o filme a cor desempenha um papel muito importante.
Depois pensei imediatamente em situações do dia-a-dia onde a cor é imprescindível. Reuni então algumas imagens interessantes.
Pensei ainda em cores que associamos a marcas/empresas.
A cor: Disco cromático
O disco cromático foi desenvolvido pelo físico Isaac Newton e, apesar de não ser um instrumento científico é útil no estudo das cores.
Isaac Newton, colocou as 7 cores do arco-íris num circulo e constatou que, quando o fazia girar rapidamente, obtinha o branco teórico.
Cores primárias:
Vermelho, azul, amarelo
Cores secundárias:
Laranja (vermelho + amarelo), Violeta (azul + vermelho), Verde (azul + amarelo)
As cores complementares são as que se encontram opostas no disco cromático e a complementar de cada cor secundária é a primária que não entrou na sua formação.
O preto, o branco e o cinza não são considerados cores. O branco é a reflexão de todas as cores, o preto é a absorção de todas as cores e o cinza é a reflexão parcial.
A cor: Espectro electromagnético
A energia produzida pelas estrelas é emitida através de radiação electromagnética que percorre os espaço vazio. Para reconhecer a sua composição química, é necessário decompor essa luz, obtendo o seu espectro.
A luz visível não corresponde a um único tipo de radiação. A luz branca é policromática. Assim, as várias radiações que compõem a luz branca têm diferentes velocidades. Isto explica que, quando a luz branca atravessa um prisma ou uma gota de água, as várias radiações se desviem de modos diferentes ao passar de um meio para o outro. O resultado e a decomposição da luz branca que resulta no arco-íris.
O espectro electromagnético inclui não só a luz visível, mas toda a gama de radiações electromagnéticas.
Da radiação visível, a luz vermelha é a menos energética e a luz violeta é a mais energética.
A radiação electromagnética é formada por particulas chamadas fotões.
domingo, 17 de abril de 2011
Proposta de Trabalho nº 2: PRODUTO FINAL
Ser-me-ás suave à memória lembrando-te assim - à beira-rio, pagã triste e com flores no regaço.
Ricardo Reis
Nesta composição tentamos representar os elementos presentes no excerto. Assim, podemos identificar facilmente na nossa composição uma memória suave, com um olhar que expressa tristeza através da lágrima que acaba num rio que é, simbolicamente, o caminho da vida. Tal como um rio, a vida corre e passa. As flores que o sujeito poético diz que estão no regaço da amada, representamos no olho para dar a sensação de memória. Utilizamos vários tons de azul para o rio.
Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem,
Que traçam linhas de coisa em coisa,
Que põem letreiros nas árvores absolutamente reais,
E desenham paralelos de latitude e longitude
Sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do que isso!
Alberto Caeiro
Nesta composição quisemos transmitir o amor à natureza característico de Alberto Caeiro através da simplicidade e dos elementos: árvore e terra. Como o sujeito poético critica o facto de o ser humano pôr sempre tudo em ordem, nós fizemos o oposto com o excerto, colocando na ordem inversa daquilo que seria esperado. No entanto, como o ser humano e o próprio sujeito poético são contraditórios, nós representamos essa contradição ao representar a terra com "linhas" rectas.
Toda a composição é pura e simples como o autor. A própria árvore resultou de um traço instintivo que decidimos manter por termos ficado felizes com o resultado e acharmos que se identifica na perfeição com o excerto.
Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria.
Álvaro de Campos
Na composição de Álvaro de Campos, em contraste com a dos outros heterónimos, já não representamos calma e simplicidade mas sim excitação e fúria típicas do sujeito poético. As rodas e as engrenagens representam o amor às máquinas que é transmitido no excerto. Decidimos pôr todos os "R"s da composição a vermelho para realçar o som das máquinas (r-r-r-r-r-r-r) e a própria fúria do autor. Mesmo o tipo e o tamanho da letra reflecte este espasmo do autor
Tipografia - Pesquisa de imagens
Tipografia: "Arte de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de referir a gráfica que usa uma prensa de tipos móveis."
sábado, 9 de abril de 2011
Técnicas de comunicação visual - Pesquisa
Aqui ficam exemplos que achei interessantes de algumas técnicas de comunicação visual abordadas nas aulas de design e comunicação visual.
Equilíbrio / Instabilidade
Simetria / Assimetria
Regularidade / Irregularidade
Simplicidade / Complexidade
Unidade / Fragmentação
Economia / Profusão
Minimização / Exagero
Subscrever:
Mensagens (Atom)