Aqui ficam exemplos dos vários elementos da comunicação visual
O ponto
O ponto é a unidade básica da comunicação visual. Não tem que ser, necessariamente, redondo ou ter um dimensão específica.
Vários artistas usaram o ponto numa técnica conhecida como pontilhismo (movimento impressionista). Um dos artistas mais conhecidos é Georges Seraut.
A linha
Elemento visual com movimento (cria maior sensação de direcção do que o ponto). Deriva de um conjunto de pontos tão próximos que não são perceptíveis pelo visualizador.
A forma
A linha descreve uma forma. Existem 3 formas básicas na comunicação visual: O quadrado, o círculo e o triângulo equilátero.
A direcção
A direcção pode ser horizontal, vertical, circular ou diagonal
o Tom
A luz não irradia uniformemente. As variações de luz permitem-nos distinguir a informação visual do ambiente, ou seja, o mais claro e o mais escuro.
A cor
Este elemento básico da comunicação visual será abordado numa fase posterior pelo que é aqui apenas referenciado.
A textura
A textura é, ao mesmo tempo, uma sensação visual e táctil.
Escala
A escala é muito usada nos projectos e mapas para representar uma medida proporcional real. A medida apesar de ser parte integrante da escala não é um elemento fundamental. O mais importante nesta situação é o cenário que existe por detrás do objecto visual e os restantes objectos que o rodeiam.
A dimensão
O movimento
Força visual mais dominante na vida humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário